Início > Uncategorized > Passo 2: etapa federal

Passo 2: etapa federal

13/05/2011

Passei na entrevista e agora? Abaixo segue uma lista dos items necessários para encaminhar a etapa federal do processo. Clique nos formulários para saber como preenchemos.

Pagamento das taxas

Entre no site, e lá você encontrará todas informações de valores e forma de efetuar o pagamento.

Certidão de nascimento e de casamento (cópias autenticadas)

Passaporte ou outro documento de viagem (cópia autenticada)

É necessário apenas tirar cópia das folhas contendo as seguintes informações: nome, data e local de nascimento, foto, número, data de emissão e data de expiração. No caso de estrangeiros, é necessário incluir também a página com o visto para o Brasil.

Atestados de Antecedentes Criminais

Neste item você precisará do “atestado de antecedentes criminais” de cada estado e país que residiu (exceto Canadá) por mais de seis meses após os 18 anos, no nosso caso, moramos em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Estadual

Quem fornece esses documentos é a Secretaria de Segurança Pública, entretanto cada estado possui suas particularidades, como relato abaixo.

Santa Catarina: moramos atualmente em Porto Alegre e após algumas ligações e várias informações conflitantes descobrimos que em Jaraguá do Sul (cidade onde nossos pais residem) aceitava a retirada do documento via procuração. É importante ressaltar que nem todas as cidades aceitam o uso da procuração, e daí só indo pessoalmente mesmo. O documento foi solicitado na polícia civil (onde são feitos os RGs) e ficou pronto em cerca de 10 dias.

Rio Grande do Sul: neste caso precisamos primeiramente providenciar o número do RG do Estado. Somente após encerrar esta etapa conseguimos o documento. No RS é possível retirar pela internet ou ir pessoalmente no Tudo Fácil (em Porto Alegre). Todo o processo demorou cerca de 20 dias.

Justiça Federal

É possível retirar pela internet.

Polícia Federal

É possível retirar pela internet, entretanto na época o site estava fora do ar. Desta forma, fomos pessoalmente no prédio da Polícia Federal, preechemos um formulário e solicitamos a certidão. Importante ressaltar, é necessário uma cópia de um documento com foto, o meu RG não foi aceito, pois estava plastificado e acabei utilizando o meu passaporte. Demorou aproximadamente 15 dias.

CSQ

Ao ser aprovado na entrevista, recebemos duas vias do CSQ, a que você deve anexar é a via identificada na parte inferior como sendo do governo federal.


Formulários

IMM0008

IMM0008 F Annexe 1

ANNEXE 5

IMM5406F

IMM5476 (não utilizamos)

Fotos

Você precisará de 6 fotos para cada membro de sua família. A foto deve ter 4,5 cm por 3,5. O fundo deve ser branco, portanto evite roupas claras. As fotos deverão ter no máximo seis meses. Atrás de cada foto deve constar o nome, sobrenome, data de nascimento e a data que a foto foi emitida. Cada conjunto de fotos deverão estar em um envelope separado. No envelope deve constar o nome da pessoa, grau de parentesco em relação ao requerente principal e data de nascimento. Feche o envelope com um clipe.

Anúncios
Categorias:Uncategorized
  1. 06/08/2012 às 18:46

    olhando assim parece tão simples =)

  2. Rosilene
    27/05/2011 às 12:01

    … não achei “fútil” não, bemm útil, principalmente pra nós que estamos chegando. Lembro como foi difícil qdo nos mudamos para Porto Alegre, na época não conhecíamos ninguém, foi tudo tão complicado…

    abraços!!!

    Rosi

  3. 27/05/2011 às 08:28

    Olá!

    Muito esclarecedor esse post. Eu já tinha ouvido falar barbaridades a cerca dos documentos do federal, que teríamos que fazer tradução juramentada e o não sei mais o quê! Rsrsrs… Ainda bem que as coisas são bem mais simples do que eu imaginava!

    Abraços,
    Lídia.

    • Rosilene
      27/05/2011 às 11:45

      Oi Lídia, pois é, nada absurdo né… O nosso único problema foi com os antecedentes que erraram várias vezes nossos sobrenomes…hehe, faz parte!

      abraços
      Rosi

  4. Bia
    17/05/2011 às 00:38

    Oi Rosi, td bom?
    Obrigada por dar uma passadinha no blog. Resolvi criar outro, mais impessoal e mais “fútil”… rs
    Eu cheguei a divulgar no meu antigo perfil do facebook, mas não sei se vc chegou a ver. Eu tenho um outro perfil agora, e que ainda não me deixa adicionar mais do que 3 pessoas por dia!!! É, isso mesmo! É ridículo, o fb me diz que é pra evitar spam!
    De qq forma, se vc me achar por lá na lista de contatos de outras pessoas, me adiciona 😉
    Qto ao blog, sempre que dá pra publicar alguma coisa interessante eu publico. É mais difícil fazer esse tipo de post, pq 1o. que não é todo dia que a gente testa restaurantes, bares, lojas, etc. 2o. que tentar ser impessoal é bem mais difícil do que se imagina, rsrsrsrs. Mas vou tentando!!

    Abraços pra vcs!!

  1. No trackbacks yet.
Os comentários estão desativados.
%d blogueiros gostam disto: