Início > Uncategorized > Passo 1: etapa provincial

Passo 1: etapa provincial

13/05/2011

Oi pessoal, o Mauricio já havia prometido há muito tempo fazer este post, mas por diversos motivos, ele não conseguiu.

Resolvi assumir este antigo compromisso, e consegui terminar.

Abaixo segue uma lista do que é necessário para dar entrada na etapa provincial do processo. Se você clicar nos formulários poderá ver como os preenchemos. Importante ressaltar que o formulário A-0520 – AF (2011-02) mudou.

Certidão de nascimento e casamento (cópias autenticadas)

CPF (cópia autenticada)

Passaporte (cópia autenticada)

Formulários

Formulario A-0520-AF (2011-02)

Formulario A-0522-FO (2009-01)

Formulario A-0591-PSP (DPOC-2008-04)

Currículo vitae

O Maurício buscou informações em sites como Jobboom e Workopolis para saber como é o estilo dos currículos no Canadá, bem simples e enxutos (2, no máximo 3 páginas), e em português.

Estudos

Enviamos cópias dos diplomas e dos históricos escolares. Organizamos em ordem cronológica inversa.

Comprovantes profissionais (dos últimos 5 anos)

Para nós essa parte foi mais complicada, foram duas etapas, primeiro profissional individual e depois da nossa empresa. No individual, acrescentamos cópia da carteira de trabalho, comprovantes de Iniciação Cientifica  e outras bolsas de pesquisa remuneradas (que foi um saco, pois veio de Brasília e demorou um monte). Da nossa empresa, emitimos  pelo site da receita federal relatórios de “débitos relativos aos tributos federais e a dívida ativa da união” e enviamos cópia do contrato social da empresa.

Comprovantes do inglês e francês

Francês

Adicionamos nosso certificado de conclusão do módulo básico da aliança francesa e acrescentamos uma carta da nossa professora particular, o modelo que utilizamos foi este:

Declaração

Declaro para os devidos fins que ___________________________, portadora do CPF ______________ cursou ______ horas de aulas particulares de francês com a professora ____________________ CPF ___________________ .

Data e assinatura da nossa professora.

Inglês

Adicionamos os certificados do Mauricio e optamos apenas em informar que eu estava fazendo inglês no momento. Eu tinha alguns semestres de inglês, mas faziam tantos anos que achamos melhor não informar nada.

à bientôt mes amis

Anúncios
Categorias:Uncategorized
%d blogueiros gostam disto: