Início > Uncategorized > 1 ano ! Como tudo começou ?

1 ano ! Como tudo começou ?

30/08/2009

Olá pessoal, hoje é um dia muito especial, nosso blog completa 1 ano ! E tantas coisas se passaram … que as vezes a gente esquece de certas coisas, as quais acho interessante relembrar. Talvez isso possa ser uma inspiração para outros, assim como tivemos as nossas.

Há cerca de 3 anos eu comecei a entrar em um ciclo de comportamento quando as coisas não iam bem, primeiro me chateava, depois achava que nada mais tinha jeito e por fim passava meu dia vendo oportunidades de emprego no exterior. O caso é que depois de um tempo vendo alguns colegas que tinham mais coragem do que eu para arriscar resolvi seguir o exemplo deles e comecei a enviar currículos para empresas como Philips, Microsoft,thoughtworks e por aí vai, naquele esquema SCC (se colar colou).

O caso é que colou, não que consegui um emprego, mas fui chamado para entrevistas para a Philips e para a Microsoft. Isso realmente me surpreendeu (positivamente é claro). Ao final, em ambos os casos passei nas fases técnicas mas acabei sendo eliminado pela falta de domínio da língua inglesa (já faziam 4 anos que eu tinha terminado o curso de inglês). Por este motivo voltei a estudar inglês antes de tentar novamente.

Nesse meio tempo comecei a buscar pela Apple Store video podcasts para treinar o inglês e francês (para a Rosi, pois ela fazia uma disciplina de francês na graduação) … foi então que encontrei o J’adopte un pays, onde a história do Patrick e da Valéria era contada, baixei um episódio pra ver o que que era aquilo … e foi justamente o episódio onde o Erasmo e a Elaine tiveram participação mostrando o seu blog … hmmm , isso me deixou com uma pulga atrás da orelha. A primeira coisa que fiz então foi baixar o restante dos episódios e depois encontrar os blogs (do Patrick e da Valéria e do Erasmo e da Elaine), os quais li de cabo a rabo de uma só vez.

Aquilo era fantástico ! eu tinha que contar pra Rosi, então liguei o computador na TV e comecei a mostrar os episódios … o caso é que paramos de asisstir pois já eram umas 3:30 da matina e tínhamos que dormir.

No dia seguinte a vontade era tanta em terminar de assistir que iniciamos mais ced. Sei que ao final do último episódio já estávamos maravilhados com a possibilidade. Através do Erasmo e da Elaine (a importância deles foi enorme) começamos a acessar os outros blogs, chegamos daí no do Patrick e da Valéria e no da família Lapins. Todo este microcosmo foi uma revelação para nós, ou seja, estávamos lendo histórias de pessoas reais que tiveram a coragem e a disciplina para se lançarem no processo, isso era maravilhoso. Até então não tínhamos contato com ninguém que havia feito algo semelhante e isso nos mostrou que também poderíamos tentar, e que tínhamos todo o perfil necessário !

Sei que ao final daquela semana já tínhamos ido até a Aliança Francesa ver os valores, fazíamos os cálculos e sonhávamos muito, muito mesmo. Nosso planejamento seria de 2 anos para terminarmos o processo. A idéia era estudar francês por 1 ano, encaminhar o processo , o que deveria levar cerca de mais 1 ano, assim sendo, ao final de 2010 estaríamos com os passaportes carimbados nas mãos.

Nossa próxima decisão foi colocar o blog no ar, queríamos relatar nossa experiência e isto era uma forma de retribuir aqueles que nos inspiraram, de continuar esta “corrente do bem”.

Voilá ! após 1 ano estamos cerca de 2 semanas em atraso em nosso planejamento, isso é fantástico e acho que devemos isso em partes à esta comunidade de blogueiros, pois fizemos ao longo deste ano novas amizades, as quais nos impulsionam e não nos deixa desistir, a cada novo amigo que passa na entrevista, que parte para o Quebec, isto nos serve como incentivo, e acho que é só por isso que continuamos.

É claro que ainda temos um imenso passo na direção que escolhemos, que é a entrevista, mas acho que esta primeira etapa, de estudo da língua, de conhecer melhor o Quebec, as oportunidades já nos dá um pouco de experiência para aconselhar aqueles que estão tomando a decisão de tentar agora, e resumidamente aí vai algumas dicas , as quais reforçam o que outros blogueiros já disseram, mas garantimos, é a mais pura verdade:

– Planejamento: o início é empolgante, queremos abraçar o mundo, mas não esqueça que o caminho é longo, em tempo e dinheiro, então, planeje, planeje e planeje novamente, crises vão e vem, e certamente você deverá abrir mão de comprar algo ou de fazer alguma viagem para investir em línguas ( no caso de já não ter a língua em um nível bom ).

– Torne a imigração a sua obsessão: aqui em casa acordamos pensando na imigração, almoçamos e jantamos imigração, isso as vezes até assusta, mas acho que sem isso não é possível. A sua família não vai nem aguentar mais ouvir você falando, mas é importante manter o foco ( o que é bastante difícil em um processo de 2 anos )

– Faça contatos: seja por blog, seja na escola de francês, faça contatos, compartilhe as suas angústias e se alimente do objetivo em comum daqueles que estão no mesmo barco que você.

Bom, o post ficou meio grande, mas eu precisava expressar e contar algo que faltava em nosso blog, ou seja, como nos tornamos blogueiros e um pouco do que aprendemos neste último ano. Gostaria de agradecer especialmente àqueles que mantemos contato:

Bianca e William

Caia e Ricardo

Erasmo e Elaine

Fernanda

Juba e Dea

Les Lapins

Patrick e Valéria

Petula

Su e Je

e Ricardo, Vivi e Julie , os quais não são blogueiros mas nos ajudam imensamente, e é claro à nossa família e amigos fora de processo, os quais tem a paciência de ficar nos escutando. Todos vocês, não fazem idéia de como são importantes, de como nos ajudaram até aqui .

Parece até que já passamos né ? mas é que só o fato de manter o foco ao longo de 1 ano para nós já é uma baita conquista !

Esperamos que logo logo, enviemos nosso processo e que venha a entrevista !!!

À bientôt !

Anúncios
  1. 02/09/2009 às 08:56

    concordo mil por cento: ninguém nos aguenta de tanto que o foco vira o processo, a nova vida. mas a mudança tem que ir acontecendo assim, gradual. não dá pra esquecer e só repensar quando chegarem os passaportes.
    esse sonho também veio aos poucos pra mim, fui marinando… e está acontecendo. tenho certeza de que pra vocês também e tenho certeza de que estaremos todos muito felizes e realizados com o grande passo dentro em breve!

    []s
    p

  2. leslapins
    01/09/2009 às 19:17

    Aaaai, que fofitchos vcs!!
    Fico feliz que nesse 1 ano as coisas estejam cainhando e se aproximando do ojetivo maior. Admiro a determinaça de vocês, tenho certeza que estarao mais que preparados nao apenas para a entrevista, mas para o processo coo um todo.
    Muito boa sorte e vamos em frente!!
    abraços
    Erika
    http://www.leslapins.wordpress.com

  3. Mity
    31/08/2009 às 15:58

    Ahhhhh, mas que história emocionante, nem eu sabia disso tudo!
    Olha só, aqui, no Canadá ou em qquer canto desse mundão… sou fã!

    Se um dia eu resolver debandar pro Canadá vocês serão os primeiros a saber!
    Admiro-os com todo meu coração!!!

    Espero que este próximo ano seja recheado de momentos de ansiedade que se convertam em momentos de comemoração incríveis. E aí está a graça dessa vida! Ter um sonho e ir atrás dele!

    Mas… enquanto vocês estão por aqui, que tal combinarmos um almoço ou alguma coisa?

  4. 30/08/2009 às 23:20

    Ah !!!
    Me esqueci !!!

    Como o Ricardo disse… Feliz AniverBlog pra vocês !!!

  5. 30/08/2009 às 23:19

    Nossa !!!

    Estamos até emocionados !!! Muito obrigado pelo carinho de vocês !!!

    É verdade, esse mundinho aqui é uma coisa sem igual !!! Começamos o nosso meio sem saber o que estavamos fazendo, e hoje já tem servido de apoio a muita gente, e é muito bom ver isso, pois pra mim, ainda escrevo meio as cegas…
    Vocês estão estudando bastante, estão super preparados, se darão super bem…
    Nós, como tem acompanhado, estamos no sufoco por ter aberto o processo com tão poucas horas !!! Mas !! C’est la vie !! Vamos que vamos que no final dá tudo certo !!

    Bonne chance pour tout nous !!

    À bientôt mes amis !!

  6. 30/08/2009 às 23:06

    Feliz Aniverblog pra vocês !

    Estaremos sempre acompanhando e torcendo !

    Ricardo e Caia

  1. No trackbacks yet.
Comentários encerrados.
%d blogueiros gostam disto: